Cultura e Família

Quero abordar o tema “cultura” sob um aspecto pouco usual atualmente, no que tange à abordagem cultural, que é a “cultura familiar” ou, a cultura vista a partir das lentes da família.

A instituição família, que é a base da sociedade, foi desde os tempos imemoriais, a guardiã das tradições, dos desenvolvimentos tecnológicos e, principalmente da cultura no sentido mais amplo do termo. Quanto desta afirmativa é verdadeira em nosso sistema sócio-familiar contemporâneo? Pouco eu diria.

Em uma mesma família, encontramos indivíduos que pertencem a “tribos” distintas, e têm em comum apenas os laços consangüíneos. Caso houvesse um “DNA cultural”, estes “irmãos de sangue” possivelmente nunca seriam identificados como tal.

Há poucos anos atrás, quando fazíamos um mapeamento cultural, sabíamos que em determinado bairro, um ritmo musical era predominante, fato que hoje, com a estrutura urbana que temos, com os adventos tecnológicos que possibilitam a individualização total na escolha do que se vai “consumir” culturalmente, é praticamente impossível identificar geograficamente ou ‘familiarmente’ as preferências culturais.

Como diz um velho amigo meu, “a cultura é a alma de um povo”, e esta ‘alma’ sempre foi transmitida principalmente de forma oral, com o contato direto entre os mais velhos e aqueles que estão chegando.

Com a drástica queda na quantidade e na qualidade das comunicações entre os indivíduos que compõem a família, quanto da cultura acumulada até hoje será transmitida às próximas gerações?

Enquanto “portadores” de uma cultura acumulada ao longo de séculos, devemos despertar nas novas gerações, o interesse pelas “coisas” do nosso povo, pelas “coisas” da nossa terra, pelas “coisas” da nossa família, pois que sociedade teremos em um futuro próximo, sem memória cultural, sem preservar a nossa própria história?

Passe a sua cultura para frente!

Vamos preservar a nossa ”espécie cultural”.

Marcio Scarpellini Vieira é pedagogo, cientista social e administrador de empresas. Direto Executivo do Colégio Ouro Preto e Professor Universitário

janeiro 11, 2019

0 responses on "Cultura e Família"

Leave a Message

O seu endereço de e-mail não será publicado.