Cidadania

Nunca se falou tanto sobre cidadania em nossa sociedade, com nos últimos anos. Isso é bom por trazer à pauta, temas fundamentais para o bem estar social. Mas afinal, o que é cidadania?

Segundo o Dicionário Aurélio, “cidadania é a qualidade ou estado do cidadão”, entende-se por cidadão “o indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de um estado, ou no desempenho de seus deveres para com este”.

No sentido etimológico da palavra, cidadão deriva da palavra civita, que em latim significa cidade, e que tem seu correlato grego na palavra politikos – aquele que habita na cidade.

No sentido helênico do termo, cidadania é o direito da pessoa em participar das decisões nos destinos da Cidade através da Ekklesia (reunião dos chamados de dentro para fora) na Ágora (praça pública, onde eram tomadas decisões em comum acordo). Dentro desta concepção surge a democracia grega, onde somente 10% da população determinava os destinos de toda a Cidade (eram excluídos os escravos, mulheres e artesãos).

Em Roma, temos também a idéia de cidadania como a capacidade para exercer direitos políticos e civis sendo que, apenas poderiam exercer estes direitos os homens “livres” desde que fossem “patrícios” ou, descendentes dos fundadores.

No mundo moderno, ter a ‘cidadania’ de um determinado país, significa gozar de livre acesso ao território nacional, a serviços públicos e desempenhar papéis na organização política e social de um estado. Porém, o sentido dado ao termo ‘cidadania’ vai além da capacidade do indivíduo atuar na sociedade. O emprego atual do termo, refere-se à predisposição ou “vontade ativa” de o indivíduo desempenhar funções na sociedade, de forma responsável e em benefício da coletividade.

A necessidade de uma atividade mais intensa dos indivíduos em prol da coletividade, é uma característica dos tempos modernos, onde funções que sequer eram percebidas em outras épocas mas eram desempenhadas naturalmente, hoje não são mais exercidas, devido às mudanças sociais acumuladas ao longo do tempo, deixando a sociedade mais fria, composta apenas por uma massa de pessoas, não por indivíduos com suas particularidades e necessidades.

Não basta apenas termos um discurso “cidadão”, mas devemos ter uma atitude “cidadã” dia após dia, incorporada a todas nossas atividades sejam profissionais, pessoais ou sociais.

Você desempenhou alguma atitude cidadã na última semana? E no último mês?

Pense nisto.

Marcio Scarpellini Vieira é pedagogo, cientista social e administrador de empresas. Direto Executivo do Colégio Ouro Preto e Professor Universitário

janeiro 11, 2019

0 responses on "Cidadania"

Leave a Message

O seu endereço de e-mail não será publicado.