Como ajudar seu filho na escola

18/11/2012 | Imprimir

Estimados Pais e responsáveis,

Seguem dicas para ajudarem seus filhos nos estudos.

Boa leitura!

Pais e filhos, caminhando junto na aprendizagem.

Para um bom desempenho escolar é necessário harmonizar mente, corpo, estado emocional e ambiental.

É importante prestar atenção em como cada um funciona, pois alguns conseguem estudar de determinada forma outros se adaptam de outras maneiras.

Qual é a forma de estudar de seu filho? Você não sabe? Então teste e observe qual é o jeito particular que ele se desenvolve melhor.

Os filhos precisam criar sua independência para os estudos, porém os pais podem iniciar, dar o norte para que eles possam seguir orientados.

Muitas crianças e até jovens precisam dos pais para estruturar este caminho, para isso você pode ajudar começando pela rotina escolar, por exemplo: sempre procure inserir as ações simples, claras e objetivas para que eles compreendam com clareza e aprendam a assumir responsabilidades e serem mais comprometidos com suas obrigações.

É necessário criar regras e rotinas, pois quando crescer saberá lidar com as da sociedade. Faça com ele perceba que ele é responsável pelo seu sucesso ou fracasso escolar, ajude-o mais não tome seu lugar, esteja lado a lado. Estimule e caminhe junto com ele, depois deixe seguir a sua frente e você comente monitore!

As orientações são múltiplas, mas podemos começar com algumas que são estruturais para um bom começo. São elas:

• Estabeleça um local de estude, e procure estudar sempre no mesmo local, de preferência calmo ou com musica suave, como também no mesmo horário;
  • Organizar o local e o material de estudo;
  • Horário regular para dormir, no mínimo 08h00 horas/dia;
  • Realize atividades físicas diárias, acalma a ansiedade, isso ajuda na disposição e vitalidade;
  • Rever a matéria dada do dia, para não deixar somente na época das provas, facilitando a aprendizagem, todos os dias um pouco.
  • Ao estudar procure destacar o que considerar mais importante, elabore perguntas e responda depois de estudar;
  • Faça os resumos, isso ajuda a fixar a matéria, desenvolve e organiza os pensamentos além de ajudar a esclarecer;
  • Estimule a pensar por si só, busque alternativas e soluções;
  • Pergunte ao seu filho como foi o dia na escola, ouça e participe do dialogo;
  • Lembre-se: suas ações influenciam diretamente na vida escolar de seu filho;
  • Não torne o horário de estudos uma batalha, estabeleça metas;
  • Elogie seus esforços, sua dedicação e seu capricho;
  • Cumprindo toda a tarefa de estudo durante a semana, no final de semana procure-se desligar e buscar lazer para recarregar.

"Uma colheita depende de sua semeadura."

Cristine Rodrigues

Psicóloga e Diretora Clínica

"A melhor sociedade é aquele que tem na sua base uma família melhor." Colégio Ouro Preto.